sábado, 22 de agosto de 2009

“O QUARTO PODER” E “ALÉM DO CIDADÃO KANE”

“Nós o matamos! Nós o matamos!” Esta é a última frase de um filme que ao mesmo tempo em que tem o poder de sensibilizar emocionalmente qualquer trabalhador proletariado, faz tecer reflexões críticas não só dos três poderes que regem um Estado, mas também de um quarto poder, a mídia, que muitas vezes passa despercebida pelas massas, ou seja, pelos menos favorecidos socioeconomicamente. O filme “O Quarto Poder” que foi dirigido pelo diretor americano Costa-Gravas, com duração de 115 minutos foi ao ar no ano de 1997, trás em seu roteiro o poder que a mídia tem sobre as pessoas e de como ela pode transformar e, porque não dizer transtornar a vida de alguns.
“O Quarto Poder” trás, a meu ver, dois personagens principais, Max Brackett (Dustin Hoffman) e Sam Baily (John Travolta) que no decorrer do drama tem suas vidas transformadas por um terceiro personagem, a mídia televisiva. Enquanto Sam, um trabalhador da área de segurança reclama seu emprego e sua vida simples (tradicional) de volta o outro quer a oportunidade de ter sua fama de repórter de volta, onde podia garantir não só um bom salário como o poder que proporciona sobre a população. Vale lembrar que este último havia perdido sua fama como repórter através do próprio poder que ele buscava resgatar, a TV.
Há muito tempo que o poder midiático vem ditando regras em todo o mundo, através de seu poder consegue manipular informações, privilegiar pequenos grupos e fazer da maioria das pessoas, “massa de modelar”, fazendo com que eles acreditem no que ela determina e julga o que seja bom ou ruim, tanto no plano material quanto espiritual. A Mídia televisiva consegue convencer a quase todos que ela está em função de todas as classes de forma unificada, levando apenas o lazer, informação, educação e entretenimento para todos.
No Brasil a mídia faz suas vítimas da mesma forma como em todo o mundo, através do documentário “Além do Cidadão Kane” podemos nos certificar como a maior rede de comunicação brasileira influencia e dita regras aos brasileiros. Bem parecido com o enredo do filme, “O Quarto Poder”, a Rede Globo distorce informações, criam programas que não levam ninguém a lugar algum, mas divertem e faz sonhar. Tudo isso para esconder da maioria os problemas financeiros que o país enfrenta, as falcatruas que os políticos fazem e, principalmente as decisões que deveriam tomar e não tomam.

Nenhum comentário: