quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Município equipa creche com espaço para leitura e brincadeiras

05-Out-2007
A Prefeitura de Rio Branco entregou hoje a ludoteca da Creche Gumercindo Bessa, no Conjunto Universitário. O espaço oferecerá o que há de mais recente em brinquedos educativos e livros infantis, que vão beneficiar ao menos 84 crianças que freqüentam a instituição. O Projeto Brincar para Crescer contempla todas as creches do Município e é orçado em R$ 107 mil, dos quais R$ 100 mil são do Governo Federal, por meio de emendas de bancada do senador Tião Viana (PT).
A cerimônia começou com a apresentação da peça teatral Livro da Alegria, pelos atores do Centro de Multimeios, história que já foi vista por pelo menos 20 mil pessoas, em todas as escolas de Rio Branco. A peça não tem fala, mas mostra por meio de gestos e comportamentos as aventuras de uma garotinha em episódios fantásticos, a cada página virada do livro.Ao lado do senador Tião Viana, o prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim, classificou o parlamentar como “um político com visão diferenciada, amigo do Acre e amigo da criança”, numa retribuição aos recursos. Segundo ele, “não vale a pena o exercício do poder, se não formos capazes de fazer as nossas crianças sorrirem”.
“A ludoteca exerce esta características, de levar o conhecimento e a formação necessária para a criança, por meio dos livros e dos brinquedos. Isso faz parte da Rio Branco que queremos, uma cidade com amor, com sentimento. Mas o pedido que faço aos educadores é o de que priorizem as atividades de leitura”, pontuou o prefeito Angelim. Além desses espaços, Tião é conhecido por ações de incentivo a leitura na periferia, por meio das Casas de Leituras destinadas a crianças carentes. Além do prefeito e do senador, participaram da inauguração o secretário de Educação, Moacir Fecury, a coordenadora da creche, Miracele Pereira, líderes comunitários, técnicos educacionais e os pais das crianças beneficiadas.O senador ressaltou que, geralmente, os prefeitos costumam fugir das obrigações com as creches, enquanto gestores públicos, porque é algo muito difícil de lidar. “Mas aqui o significado é todo especial e algo que precisa ser reconhecido pela nossa população. Mas ainda é preciso ainda uma revolução quanto à permanência de nossos filhos na escola. Sonho que eles possam estar de manhã e de tarde aqui, para que não estejam sendo seduzidos pela droga, pela violência, pelo alcoolismo”, afirmou Tião. “Vejo nestas crianças a expressão viva de um gesto de amor de um prefeito que as tem como importantes nas políticas públicas, de marca libertária”, completou o senador.
Rosicler Santos da Rocha aprovou a ludoteca. “Acredito que será mais um mecanismo para desenvolver nossos pequenos. Meu filho, logo de cara, já adorou o que tem aqui”, diz ela, que é mãe do garoto Paulo Sérgio, de dois anos. Adriana Gomes, mãe da Ariádila, de três anos, afirma que depois que a sua criança entrou para a creche, melhorou a dicção e ficou até mais nutrida. “É inegável o importante papel desta ludoteca”, disse.

Resley Saab

Veja mais fotos da solenidade

Nenhum comentário: