sexta-feira, 16 de maio de 2008

[Sociedade e tecnologia]

Artigo e resumo sobre ciberspaço!
Por Françoise Pessoa


As tecnologias têm um impacto?
· A metáfora do impacto é inadequada
Colocar a tecnologia dos computadores como um fenômeno e não como impacto sobre a sociedade é o primeiro foco do texto, mesmo porque esse fenômeno foi gerado por e dentro de uma sociedade.
O homem em sua meio social é o ser criador, foi ele quem criou o sistema de informação denominado comunicação em rede, então esse sistema não pode superar o seu criador, o homem não pode deixar-se sucumbir por algo que ele mesmo criou, justamente para lidar mais agilidade e conforto gerando também um conhecimento coletivo no mundo.
· “A técnica” ou “ as técnicas”?
Não existe “a técnica”, pois os campos de uso das tecnologias são vários e usados por muitos.
“As técnicas” chegaram para alimentar todas às áreas possíveis e impossíveis, é por isso que chamamos de inteligência coletiva onde dar caminhos e oportunidades a quem dela se apropria. Claro que essa forma de comunicação universal é compreendida por que sabe usar, as técnicas são prioridades para países que almejam a riqueza e o domínio sobre outros que a ver como algo dispensável.
· A tecnologia é determinante ou condicionante?
Não se pode determinar um povo pelo ciberespaço, pois o mesmo foi criado pelo homem para condicionar uma sociedade, dando a ela técnicas criadas também pela mesma sociedade para abrir possibilidades, e só quando se lança mão delas aproveitando, e isso é uma escolha de cada um.
As técnicas são determinadas pelo homem para condicionar uma sociedade. O “impacto” do ciberespaço pode ser irreversível, principalmente quando acontece um senso comum entre a maioria das sociedades, as mesmas conseguem se impor perante a minoria.
Se lança uma idéia e a mesma pode ter sucesso ou não, se materializar ou não e se isso vir a acontecer é através de quem as pensou ou não. E quem tem as idéias? O homem é claro, porém, não se criou o ciberespaço para esses “meios” que temos hoje (meios sim, pois quem sabe o final?), porém ele foi crescendo e atingindo a todos de uma certa maneira, diria até um pouco rápida demais.
· A aceleração das alterações técnicas e a inteligência coletiva
Tudo que se impõe rápido demais causa dor, repugnância, estranheza e como tal o ciberespaço também sofre tudo isso pelas sociedades que dele diz não precisar ou mesmo não usar. Como nem todos conseguem acompanhar essa evolução-transformação acha e denomina o ciberespaço como algo novo, ou mesmo um outro ser como se não fosse criado pelos homens. O diferente é amedrontador e recusado por alguns sujeitos ou sociedades.
· A inteligência coletiva, veneno e remédio da cibercultura
Os prós e os contras do ciberespaço.
Enquanto a inteligência coletiva se espalha pelo mundo aceleradamente viabilizando, facilitando etc. O cotidiano das sociedades, ao mesmo tempo causa problemas, como já falamos das diversas coisas boas que eles nos trás, vamos nos concentrar nos males que trás a essa mesma sociedade como: o estresse pela comunicação incessante diante das telas, dependência do sistema (vícios) controles absolutos de algumas potências mundiais sobre as mais pobres, invasão de privacidade colocando em dúvida constante o caráter profissional de alguns, aceleração drástica no ritmo das sociedades ou mesmo passando de inteligência para “burrice” coletiva.

Nenhum comentário: