quarta-feira, 9 de setembro de 2009

ASSISTINDO NOVELA: “PODER PARALELO”

A telenovela é “Poder Paralelo”, exibida pela Rede Record às 22h30min, horário de Rio Branco.
Como a maioria das novelas do Brasil existe tramas, traições, e um romance para amenizar as mentes daquelas pessoas que nada tem pra fazer a não ser, assistir TV.
São falsos empresários que se afirmam no Brasil no setor de publicidade e agenciamento de modelos, fazendo exportações das beldades femininas do Brasil para o resto do mundo. Estas por sua vez sempre têm seu caráter simples e ingênuo, sendo assim são fáceis de manobrar e serem mulas de cargas, ou seja, de contrabandos como pedras preciosas, corpos humanos, drogas e etc...
Os temas tratados são contrabando de pedras preciosas e de modelos, quer dizer, elas pensam que vão para fora para ser modelos, mas serão mesmo é prostitutas na Europa.
Seu público alvo são adultos, ou para todos aqueles que não têm coisa melhor pra fazer! Deviam é ler ou mesmo dormir, isso sim!
Não encontrei muitos valores bons na minha pequena apreciação, Acredito que alguns valores sociais levados em consideração e outros como familiares são negados.
Os conceitos que revelam nessa telenovela são passados como verdades absolutas!
As crianças são bem espertinhas! É incrível! Os homens são machistas e tem poderes sobre as mulheres da trama.
Os homens poderosos se vestem como nossos políticos de Brasília. Precisa dizer mais alguma coisa? As mulheres poderosas como as esposas desses políticos. Os pobretões da novela se vestem com roupas bem limpas e novas. As mulheres que são usadas como modelo/prostitutas se vestem com tal.
Não consegui diferenciar padrões de beleza ou vestimentas, a naão ser nas diferenças entre ricos e pobres nos três capítulos que assisti.
As propagandas são de telefone celular e operadoras de telefonia, amaciantes de roupas, produtos de beleza da Avon, carros, iogurtes, cervejas. E são bem apropriados para quem assiste a novelas. Idéias de poder, beleza, riqueza são os ideais entre espectador e produtor.
Acredito que a influencia da novela pode vir em todos os campos, mas precisaria de uma pesquisa de campo mais aprofundada para medir os impactos que pode causar a minha sociedade.
Para terminar minha análise da novela “Poder Paralelo” deixo aqui minha colocação no fórum da semana dois de nossa disciplina.
“Olá Pessoal,
Pra começar a conversa quero dizer que tentei assistir a novela "Poder Paralelo", pois ela passa as 22:30, esta é a hora que chego da UFAC. Porém, não consegui assistir nem três dias, então resolvi comprar duas revistinhas que fala de novelas pra fazer minha tarefa, mas pensei... quer saber??? não assisti a novela, por isso não vou fazer a tarefa!
Pois bem, a novela “Poder Paralelo” fala sobre situações reais da vida, sobre contrabando de tudo que agente possa imaginar, desde contrabando de mulheres a drogas vulgares, ou seja, de baixo calão. Afirmo esta situação de realidade na novela porque de vez em quando assisto os documentários sobre estes assuntos em emissoras de diferentes tipos. A novela é recheada de pilantras, mulheres e homens se confundem na mesma profissão do mau-caratismo, os pobres são massa de manobra para os poderosos.
Nesta telenovela, bem como em todas feitas no Brasil, a violência e o sexo é a atração visual mais usada na busca da audiência, somente em três capítulos pude ver assassinatos, mulheres apanhando, crianças dissimulando e pessoas transando, inclusive mostrando partes do corpo descobertas como, por exemplo, os seios e nádegas.
Desculpa Carla, colegas e todos os quem possa interessar! Não consigo ver novelas, acho que tenho um bloqueio! Vou procurar um médico! É sério!”

Nenhum comentário: