domingo, 24 de agosto de 2008

Período Clássico - Grécia






Fídias – Período clássico
O grande legado de Fídias foram as esculturas que compuseram o Paternon, eram estátuas grandiosas, com roupagem pomposa, impressão de movimentos com relevos e bem trabalhadas, fez mais três esculturas da deusa Atena: Atena Prômacos, Atena Lêmnia, Atena Pártenos (438 a.C), apesar de não haver restado nada de suas obras foram feitas réplicas com descrição dos mais antigos historiadores, alguma dessas remontagens estão espalhadas pelos museus mais famosos do mundo, como o Louvre-París.
Esta é uma das obras supervisionadas por Fídias: Atena Pártenos (438 a. C). Tem na cabeça uma espécie de capacete ou coroa com várias figuras bem trabalhadas que torna este imponente. Vemos o semblante facial com características de pacificadora e um olhar levemente voltado pra direita dessa forma dá um ar de naturalismo, consegue expor a personalidade da imagem. Roupagem plissada, elegante, mas ao mesmo tempo simples. Seu braço direito está apoiado em um pedestal que sustenta todo o peso do mesmo, bem diferente do período arcaico que centralizava suas estátuas em uma simetria, dividindo o peso entre as duas pernas, exemplo: Os couros. Na sua mão direita está repousada a figura da Vitória de Samotrácia com todos seus detalhes, certamente esta obra seja de mármore, pois precisa de elementos que lhe dê sustentação. No braço esquerdo está segurando um escudo que também está apoiado em uma figura que me parece uma pedra, este escudo sustenta a parte esquerda do corpo da figura. Nesta escultura encontramos o princípio de Policleto, que é o contraposto, podemos ver a perna esquerda levemente encostando e músculo relaxado como se fosse dar um passo, se houvesse a representação da perna direita certamente estariam seus músculos contraídos.


Polícleto de Argos – Período Clássico
Esta obra de Policleto retrata a figura “O Diadúmeno de Atenas”, (O portador de diadema), antes de descrever qualquer coisa sobre ela vale a pena relatar que esta é uma obra literalmente grega no sentido de mostrar a beleza idealizada dos gregos, seus músculos e perfeição do corpo humano. No período classico os artistas tinham a procupação de retratar além do corpo nú características peculiares da figura humana, como a expressão facial, deslocamento da postura, articulação dos membros.
Nesta obra vemos a cabeça da figura com um arco (diadema) e voltada para à direita e ao mesmo tempo para baixo, seus olhos também estão direcionados para baixo, mostrando alguém desprocupado e vivendo seu cotidiano, pois a roupa que está repousada em um pedestal de sustenção da obra atrás dele revela um homem que está despido como se fosse tomar banho.
Aqui Policleto usou seu princípio do contraposto, onde elimina a simetria central usada pelo período arcaico e coloca o peso do corpo da figura em uma das pernas, esta por sua vez está representada com músculos do joelho contraído, a figura está em uma posição como se fosse dar um passo à frente, assim Policleto dar movimento a figura.

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